Deixando de lado o academicismo e a pureza científica da definição perfeita, empreender é buscar tornar real uma idéia.
Todo empreendedor é, antes de tudo, um sonhador, alguém que vislumbra, em meio a uma aparente mesmice algo que fuja do convencional, alguém que propõe mudança de rumos, alterações de conceitos e ousadia para mudar o status quo do seu meio ambiente.
Sempre é mais cômodo manter as coisas como estão, continuar repetindo tudo da mesma maneira, executar os mesmos movimentos e obter os mesmos resultados.
A natureza é toda assim.
Tudo acontece da maneira mais fácil, o que significa que o mais fácil é, quase sempre, o mais natural.
A água desce, o fogo sobe, as coisas caem.
O empreendedor é curioso, obstinado, criativo, proativo e otimista.
Não se contenta em conseguir resultados previsíveis, busca mais, busca ser melhor, ignora o óbvio, explora o desconhecido, experimenta o inusitado, saboreia o sucesso, aprende com o fracasso e não se cansa de tentar outra vez, outra vez, outra vez……
Foi preciso um empreendedor para transformar a descoberta do fogo em um archote e depois em uma lamparina até chegar nas lâmpadas modernas sofisticadas.
Foi essa inquietação do empreendedor que, depois do fogo, dominou a eletricidade, o magnetismo, a velocidade, as distâncias e saiu da fala, do grito, do tantan dos tambores para o rádio, a televisão, o computador, a internet.
Foi o espírito da não acomodação que tirou o homem das cavernas e o levou aos arranha-céus, que permitiu que ele voasse mais alto e mais rápido que os pássaros.
Empreender é isso.
Maravilhoso
Olá, Pammella. Grato pela visita. Aguardamos novos comentários em outros artigos e sugestões para novos temas. Bem-vinda ao nosso espaço.
Oi… Adooorei !!!
Obrigado Glaucia. Agora estou esperando seus comentários sobre outros artigos na expectativa de receber novas menções positivas.
Muito boa definição. Estava esperando por esta inspiração.
Fantástico!! Disse tudo professor. Grande Abraço
Prezado Prof. Cezar,
Acabei de me deparar com este artigo, ao buscar o significado da palavra “empreender” no Google.
Achei muito legal! Me trouxe conforto e esperança, pois às vezes preciso ler coisas desse tipo para manter a minha caminhada.
Parabéns e tudo de bom! Abç
Grato Bruno e continue fazendo seus comentários que ajudam a me fazer eventuais correções de rumo do blog.
Conceito simples, porem objetivo e claro. Parabéns!!!
Obrigado pela visita. Espero receber outras tantas. Antecipo meus agradecimentos por eventuais e oportunas sugestões.
Obrigado, Aldo. Apareça mais. É muito bem-vindo.