Quem são seus principais concorrentes?
Onde estão localizados?
Quais suas políticas de vendas?
Quais são os seus respectivos conceitos junto à clientela?
Podem ser enfrentados?
Como?
Ao analisar um concorrente é preciso entendê-lo como um adversário, mas jamais, como um inimigo.
Há inúmeros casos de associações bem sucedidas entre concorrentes.
O que não se pode é iniciar qualquer negócio sem ter uma idéia bem conformada sobre a atuação da concorrência de maneira a ter elementos suficientes para conseguir sobreviver e crescer a despeito de sua atuação.
Na verdade uma concorrência forte é mais saudável do que prejudicial pois nos obriga a permanecer alertas, ativos e confiantes em 100% do tempo, não dando margem a acomodações que podem vir a custar extremamente caro do desenrolar do desempenho empresarial.
Uma das grandes provas do valor positivo da concorrência é a concentração de empresas do mesmo ramo em determinada região nas grandes cidades. Ruas e até bairros inteiros prioritariamente ocupados por concorrentes são até comuns de se encontrar em muitas cidades pelo mundo afora com resultados altamente positivos para todos.
É o estudo da atuação do concorrente que ajuda a parametralizar a própria atuação em termos de qualidade no atendimento ao cliente, política de preços, dimensionamento de estoque e priorização de investimentos.