De que maneira seu negócio chegará até seus clientes?
Balcão, Vendedores diretos, Representantes, Distribuidores, Varejistas, Atacadistas, Internet, Network, etc ?
Seja qual for o modelo escolhido, ele deverá ser detalhado para que seja possível levantar seu custo e sua eficácia.
Esse é um dos pontos nevrálgicos de qualquer negócio.
É o ponto de contato entre o negócio e sua razão de ser: o cliente.
O cuidado com as vendas é essencial ao sucesso de qualquer empreendimento.
Vendedores devem ser treinados, capacitados, qualificados e não lançados ao mercado de qualquer maneira, sem o devido tratamento profissional.
Profissionais de venda devidamente preparados para a função constituem-se no respaldo necessário para a manutenção e desenvolvimento de qualquer negócio.
A história do mercado registra incontáveis histórias de empresas que se preocuparam apenas em produzir o melhor produto acreditando que a venda seria um assunto secundário e poderia ser realizada por qualquer um. Os resultados estão aí para quem quiser ver. Dificuldades, insucesso, instabilidade, fracasso e falência.
O espaço de tempo existente entre o final da produção e a chegada ao usuário final, ou seja, aquele ocupado pela área de distribuição e vendas não só deve ser planejado com o mesmo cuidado como deve ser um dos pontos nevrálgicos da administração do negócio. É preciso garantir um fluxo contínuo de produção de maneira a evitar gargalos e maximizar as receitas.
A continuidade deste fluxo é obtida numa relação direta e organizada entre as áreas de produção e de distribuição. Daí a necessidade de se procurar instituir, sempre que possível, uma área superior de marketing para tratar, exatamente, desta uniformidade.
De que adianta produzir o melhor produto, ter o melhor preço e a certeza de uma enorme qualidade se o mesmo continua a mofar nas prateleiras ?
O setor de vendas é o tendão de Aquiles de qualquer empresa pois é o resultado do desempenho deste departamento, do qual depende todo o sucesso e todo o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa.
É preciso muita competência e de muito profissionalismo para se estruturar convenientemente um eficaz departamento de vendas. É preciso feeling para saber os momentos corretos de reduzir ou elevar os preços, de efetuar as eventuais promoções, tudo na mais perfeita sintonia com os setores de produção, armazenamento e distribuição, coordenado pelo marketing.
Vender já deixou de ser encarada como uma atividade voltada apenas para aqueles que tivessem nascido com o dom próprio. Hoje não se discute a necessidade de treinamento específico para esta área e os bons vendedores são aqueles que se tornam aptos a resolverem de maneira satisfatória as reais necessidades de seus clientes.
Falar pelos cotovelos já é coisa do passado para quem pretende ter sucesso em vendas, aliás, muitíssimo pelo contrário pois, hoje, os vendedores são treinados para ouvir mais e falar menos.
Um bom Plano de Negócios deve contemplar de maneira clara e detalhada os procedimentos a serem adotados para a venda do objeto de seu empreendedorismo sem esquecer, em nenhum momento, que o melhor negócio pode até ser não vender muito mas, sim, vender da maneira mais lucrativa possível.