Como a clientela saberá de sua existência?
Procure se valer de uma agência para auxiliá-lo neste item, se possível.
Nem todos conhecem o fato de que uma inserção em qualquer veículo da mídia custa a mesma coisa se comprada diretamente do veículo ou através de uma agência de propaganda. Ou, pelo menos, deveria custar.
Os veículos mantêm seus departamentos comerciais que, ao invés de tratar apenas com as agências ou corretores, como prevê a legislação, lançam-se ao mercado em busca de clientes diretos, em flagrante desrespeito ignorado pelas autoridades competentes.
O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, convertido em norma legal pela Lei 4.680/65, jamais alterado, estabelece na cláusula 8 que “A comissão se destina à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e não poderá ser transferida aos anunciantes“.
Alguém já disse que no Brasil há dois tipos de lei: A que pega e a que não pega. Esta acabou sendo mais uma daquelas famosas leis brasileiras que não pegaram. Lamentavelmente. Com isso, os veículos lançam seus vendedores no mercado em competição direta com as agências de propaganda. Assim, a comissão do veículo vai para o seu contato e não para a agência, o que torna o preço invariável para o ciente final.
É notória a história de um empreendedor que, de posse de uma boa idéia, saiu em busca de um sócio capitalista que acreditasse na sua idéia e aportasse os recursos necessários para sua realização. Depois de bater em muitas e muitas portas solicitando um milhão de dólares para a viabilização de seu projeto e ter levado o mesmo número de nãos, já prestes a desistir, fez uma última visita e ouviu de seu interlocutor: “Então o senhor precisa de dois milhões de dólares?” – “Não”, afligiu-se ele, é apenas um milhão”…”
– “Meu jovem, aprenda, são realmente dois milhões. Um para realizá-lo e outro para divulgá-lo”.
Sem divulgação, qualquer produto, bem ou serviço ficará restrito ao âmbito do alcance da voz do dono. Se um empreendedor pretende lançar um negócio com pretensões sérias de fazer com que ele cresça e ocupe espaços cada vez maiores no mercado, deve pensar com muita intensidade na divulgação, na forma mais adequada de propaganda, nas maneiras de atingir com mais eficiência o seu público-alvo.
Dizem que, apesar do ovo de pata ser maior e muito mais nutritivo do que o de galinha, não conseguiu popularidade por falta de divulgação pois a galinha , ao contrário da pata, cacareja e anuncia aos quatro ventos a chegada de cada ovo numa tremenda demonstração da força da propaganda.